“O Pau Quebrou” Licitação Do Lixo Em Eunápolis Vira Espetáculo De Pancadaria.

“O Pau Quebrou” Licitação Do Lixo Em Eunápolis Vira Espetáculo De Pancadaria.

A empresa Construpolli definitivamente está virando caso de policia na região do extremo sul baiano.

Envolvida em suspeitas de fraudes, acusada de crime ambiental na cidade Teixeira de Freitas-BA, denunciada ao Ministério Público Federal, acumulando atrasos nos salários dos funcionários nos municípios onde atua; suspeita de formar uma especie de “Monopólio  do Lixo ” curiosamente vencendo todas as licitações que disputa, em especial aquelas em que os prefeitos fazem parte do grupo politico ligados a Timóteo Alves de Brito ( prefeito de Teixeira de Freitas-BA ) e a Léo Brito ( prefeito de Alcobaça e presidente da Associação dos Prefeitos do Extremo Sul Baiano ) a empresa Construpolli LTDA, agora protagonizou uma verdadeira guerra campal, em um ato oficial de licitação no município de Eunápolis-BA.

A coleta de lixo em Eunápolis é feita através de contrato emergencial com máquinas da Construpolli o que pode ter acirrado a disputa para manter a prestação de serviço.

Operação Fraternos 

James Mascarenhas, o último empresário que prestou esse serviço na cidade foi preso em Itaberaba, em novembro do ano passado, durante a Operação Fraternos, sendo liberado, mas teve os bens bloqueados. Ele aguarda em liberdade o desfecho da Operação, que também afastou o prefeito Robério e sua esposa Claudia Oliveira (PSD).

Tudo começou em meio a uma confusão com lançamento de cadeiras e socos na sala do pregão presencial. A motivação da guerra campal deu-se início, quando o representante da empresa Katharina Engenharia, o Sr. Isaac Boaventura, questionou a presença do representante da Construpolli Construtora e Incorporação Ltda dentro da sala.

O representante da Construpolli LTDA estava posicionado ao lado da pregoeira e manuseando os envelopes com as propostas anexadas pelas empresas que participavam do pregão. Algo absolutamente incomum em um pregão presencial, e que suscita a possibilidade de fraudes no processo licitatário.

O pregão presencial foi suspenso então temporariamente, e os envelopes com as propostas dos interessados no serviço que seriam abertos às 9:00 horas desta segunda-feira (29/01) foi transferido, e será realizado logo mais ás 14:00 horas.

O motivo !

É que os membros da comissão: Herberto, Matheus e Sandra, havia determinado que todos se retirassem do local para que as propostas fossem examinadas. A presença do representante de uma das concorrentes provocou o questionamento dos demais. Um deles, que não quis se identificar, pôs em dúvida a transparência do certame.

Clique nas fotos para amplia-las

Ao questionar a presença do representante da Construpolli no local de exame dos envelopes, o SrIsaac Boaventura, foi questionado de imediato com a seguinte frase;

“Quem você está pensando que é ?”

Seguido de um;

“Vá procurar seus direitos na promotoria ! ”

E logo depois começou  o lançamento de cadeiras de plástico em todas as direções. A partir dai o clima ficou insustentável, e o Sr. Isaac Boaventura teve a mão ferida como comprova a foto abaixo.

SESSÃO SUSPENSA

A pregoeira Sandra Mara Rocha de Oliveira interrompeu a sessão e a confusão foi parar no pátio da prefeitura, no Bairro Centauro. Ela resolveu retomar a sessão hoje a tarde.

O presidente da comissão de Defesa do Consumidor na Câmara Municipal, vereador Jota Batista, já havia alertado o município para o açodamento da licitação, sem conhecer os serviços prestados pelas empresas concorrentes em outras cidades.

“Antigos vícios não fazem bem a esse novo momento que Eunápolis está vivendo. Queremos reconhecer as virtudes do novo governo e também mostrar os erros, visando à construção de acertos”. Ponderou o vereador.

Isaac Boaventura disse ao site Bahia 40 graus, que não aceitou o fato do concorrente estar preenchendo e assinando documentação depois de iniciado o pregão quando os prazos já haviam vencido.

O empresário itamarajuense afirma que o concorrente assinava documentos encima da mesa do certame, diante da pregoeira e da equipe da licitação.

Izaac Boaventura procurou a delegacia de Polícia de Policia Civil para registrar Boletim de Ocorrência e fazer corpo de delito.

Por: EDINALDO GOIS / PORTAL T1 / Com informações de: Blog da Rosemarie/ Fotos: Aline Cabral

Veja também

AMV TEIXEIRA empata no seu primeiro amistoso visando a Copa do Descobrimento 2018

Aconteceu conforme anunciado, o jogo amistoso entre as